Parceiros Ekoporã

Loading
http://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.cnpqgk-is-112.pnglink
http://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.fcagk-is-112.pnglink
http://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.fepafgk-is-112.pnglink
http://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.sebraegk-is-112.pnglink

REFLORESTAMENTO

A Ekoporã Florestas esta preparada para oferecer soluções completas para novos empreendimentos florestais bem como para áreas com florestas já estabelecidas. Atuamos na implantação e manutenção de áreas de preservação permanente, reserva legal e áreas produtivas para produção de madeira.

ÁREAS DE PRSERVAÇÃO PERMANENTE / RESERVA LEGAL
Em plantios conservacionistas atuamos baseados nas leis vigentes como:
Lei .12651 de 25 de maio de 2012;
Resolução SMA nº 32 de 03 de abril de 2014;
Decreto Nº6.514 de 22 de julho de 2008;
Lei 11.428 de 22 de dezembro de 2006


Atualmente a execução de plantios conservacionistas está vinculada ao cumprimento de passivos ambientais e ao Plano de Recuperação Ambiental do CAR. Independente de sua obrigatoriedade todo proprietário rural deve ter a consciente de conservação e preservação das matas e principalmente das águas.


ÁREAS PRODUTIVAS
Em áreas produtivas, ou seja, fora de áreas de preservação permanente e de reserva legal, elaboramos, implantação e cuidamos de projetos florestais voltados para a produção de maneira sejam eles:
Energia;
Papel e celulose;
Mourões e postes;
Construção civil;
Movelaria;

Temos com base a seguinte legislação vigente: NORMATIVA Nº3, DE 03 DE SETEMBRO DE 2009

Hoje em dia, as novas tecnologias nos permitem falar de cultivo de madeira, deixando para trás os termos como reflorestamento ou florestamento, sendo que a eficiência no desenvolvimento de projetos de produção florestal , descansa na assinatura de contratos de execução de serviços específicos com empresas ou organizações credenciadas.O desenvolvimento da silvicultura moderna de plantações esta sem dúvida baseada também na produtividade e rentabilidade que esta pode retornar ao investidor. Como opção de uso da terra, compete com cultivos anuais, pecuária e outras, que tem fluxos financeiros muito atrativos a um muito menor prazo. O retorno financeiro do cultivo de madeira a médio e longo prazo (entre 12 e 20 anos dependendo da espécie, qualidade do sítio e objetivos de produção) são compensatórios por superar todas as atividades citadas.

O mercado busca qualidade da madeira para o produto final desejado, no final das contas não importa qual espécie seja, mesmo por que a sociedade em geral não conhece madeira para saber se o móvel é de mogno mesmo ou é outra madeira similar que somente especialistas poderiam. Na maioria das vezes ‘’compra gato por lebre’’, pois sem embargo, o que importa é se a madeira é boa, bonita e resistente.

Visto que os mercados demandam a continuidade da oferta, as plantações necessitam ser estabelecidas em uma escala sustentável dentro de uma região. Algumas espécies menos comuns não se conhecem no mercado. As projeções de oferta de madeira a partir de plantações de madeira dura existentes, indicam que devido a distribuição da classe de idade e das longas rotações não haverá um aumento significativo na oferta nos próximos 20 anos ( FAO, 2001 ).

A futura promoção das plantações de madeira dura de alta qualidade requerem que se foque na seleção de espécies que tenham uma versatilidade de usos, pesquisas de mercado e o desenvolvimento necessário para manter os nichos de mercado, assim como um padrão elevado e sustentável da produção para a comercialização. A seleção cuidadosa de sítios, o uso de materiais de plantio de alta qualidade , com origem genética superior e boas práticas silvícolas, são todos elementos importantes. Os programas de plantio devem ser economicamente viáveis, ambientalmente apropriados e socialmente justos. Pode ser necessário estabelecer incentivos a fim de estimular o investimento privado devido aos longos períodos de rotação.

Ekoporã Florestas Ltda.

Rua Nabor Silva n°32 – CEP 17400-000 – Garça/SP

Sede: (14)3737-0758   /  (14)99737-7957

 

 



Estação13 Agência Web