Parceiros Ekoporã

Loading
https://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.cnpqgk-is-112.pnglink
https://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.fcagk-is-112.pnglink
https://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.fepafgk-is-112.pnglink
https://ekopora.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/parceiros.sebraegk-is-112.pnglink

Empresa incubada na Prospecta prepara software de gestão silvicultural

"Software possibilitará ao produtor gerir todo o empreendimento florestal", diz diretor da Ekoporã Florestas.

A Ekoporã Florestas, empresa incubada pela Prospecta – Incubadora Tecnológica de Botucatu, começou a trabalhar no desenvolvimento de um software de gestão silvicultural. O projeto feito em parceria com a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) foi aprovado no edital 014 Universal 2011, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luis Renato Cintra Lopes, engenheiro florestal formado pela FCA e diretor comercial da Ekoporã, explica que, depois de pronto, o software “possibilitará ao produtor gerir todo o empreendimento florestal, desde a produção de sementes e mudas nativas até o gerenciamento operacional e administrativo da empresa”. O empresário citou ainda a necessidade de um programa especializado para a área de produção florestal. “Não há no mercado uma ferramenta que ajude os empreendedores a gerenciar seu negócio. Essa iniciativa pode ajudar vários segmentos do setor florestal”, completou.

O software terá como foco os biomas do cerrado e da mata atlântica estacional, podendo ser adquirido por associações e cooperativas de produtores rurais, ONGs, organizações públicas e privadas, bem como pessoas físicas que tenham interesse em empreendimentos florestais. O software pretende englobar ferramentas para auxiliar o georreferenciamento de matrizes, fichas de coleta, beneficiamento e armazenamento, quebra de dormência, germinação, tempo de produção por espécie, manejo no viveiro, processo operacional, questões administrativas, além da adequação à nova legislação referente à produção de sementes e mudas florestais, Instrução Normativa 56, datada do dia oito de dezembro de 2011.

Dois professores da FCA, Edvaldo Amaral da Silva, do Departamento de Produção Vegetal (área de Agricultura) e Magali Ribeiro, do Departamento de Recursos Naturais (área de Ciências Florestais), colaboram com o projeto evidenciando, assim, os laços entre a universidade e as empresas incubadas. “Sem esse vínculo com a universidade não seria possível desenvolver o projeto. Ter acesso a uma incubadora ajuda a unir forças complementares para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Luis Renato.

Segundo os coordenadores do projeto, a preocupação com a preservação ambiental é um pilares no desenvolvimento do software, que está previsto para ser comercializado a partir do segundo semestre de 2013. “A ideia é ir adaptando o software às novas determinações do Código Florestal que estão sendo discutidas no Congresso Nacional, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento rural sustentável”, complementa o diretor comercial da Ekoporã.

Por: Assessoria de Imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

Fonte: http://www.fca.unesp.br/#N,678

Ekoporã Florestas Ltda.

Rua Nabor Silva n°32 – CEP 17400-000 – Garça/SP

Sede: (14)3737-0758   /  (14)99737-7957

 

 



Estação13 Agência Web